"" ✽ ckristines: Como acabar com mau hálito

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Como acabar com mau hálito


Acabar com o mau hálito é a meta de muita gente.

Sendo mais específico, mais de 50 milhões brasileiros tentam eliminar o mau hálito.

Na internet, existem muitas informações falsas sobre o tratamento deste inconveniente problema.

Estas informações errôneas não só serão ineficientes mau cheiro da boca.

Diante disso, tomei a decisão de escrever este artigo para acudir mais e mais pessoas.

Dentre as principais causas da Halitose (mau hálito), mais de 80% se encontram na boca.

Problemas de higiene bucal que causarão o desenvolvimento da cárie, gengivite, saburra lingual (língua branca), entre outros, associado também com a presença de caseos amigdalianos, podem originar um mau hálito abundante.

Porém, pode-se já dar início ao tratamento deste chato e horrível problema na sua residência e gastando pouco. Vamos lá começar?

1. Beba no mínimo 2,5L de água por durante o dia
A saliva humana tem muitas funções, e uma delas é preservar a saúde da boca a partir da atuação nas bactérias que causam diversos problemas, incluindo a halitose.

Quando não há a ingestão da quantia necessária de água por dia, há uma diminuição da formação de saliva do corpo.

Com menos saliva na boca, há um acréscimo da proliferação bacteriana e da descamação da mucosa oral, que podem causar o mau hálito. Se programar para beber pelo menos 8 copos com água no decorrer do dia é primeiro passo para Acabar com o mau hálito.

2.Alimente-se de frutas e chás que facilitam a digestão e o trabalho intestinal
Poucos, mas a prisão de ventre pode originar o mau hálito.

Isto acontece porque os gases formados das fezes que ficam aprisionados são descartados no sangue e, quando alcançam aos pulmões, são exalados pela respiração.

Frutas fibrosas feito as maçãs contribuem muito na limpeza natural na boca.

Pepinos, Maçãs e cenouras, por exemplo, são considerados alimentos detergentes porque, durante a mastigação destes alimentos crus, há a realização de uma forma de raspagem nos dentes, removendo a placa bacteriana que pode causar muitos problemas, incluindo o mau hálito.

Ainda mais, há diversos alimentos, como o chás e o suco de frutas(limão, por exemplo), que ajudam na digestão, eliminando os gases que podem provocar o mau hálito. Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar a eliminar o mau hálito.

A. Canela e erva Doce (funcho)
Estes alimentos contém propriedades antimicrobianas, isto é, combatem os microorganismos e bactérias que podem ocasionar problemas à saúde geral.

Fazer a mastigação de uma colher de sopa de erva doce favorecerá a produção de saliva, agente que combate ao mau hálito.

Também pode-se fazer um chá de erva doce ou de canela acrescentando uma ou duas colheres de chá de sementes de erva-doce em um copo com água quente por 5 a 10 minutos.

B. Cravo e Sala
O cravo e a salsa também ajudam a combater as bactérias e são muito efetivos para acabar o mau hálito, ainda que seja por alguns instantes. É necessário apenas mastigar poucos pedaços.

Ainda é possível também preparar um chá com o cravo, colocando uma colher de chá deixar ferver por 5 a 10 minutos.

C. Suco de limão
O limão tem sido utilizado como método caseiro para eliminar o mau hálito por bastante tempo.

Primeiramente ele ajuda a eliminação dos gases que causam o mau hálito.

Segundo porque o limão apresenta propriedades adstringente e bactericida, descartando bactérias na boca e em todo o trato intestinal.

E, como mencionei acima, o limão possui uma função reguladora no intestino, diminuindo a quantidade de gases com mau cheiro que caem na corrente sanguínea e são eliminados pela respiração.

Existem mais de 50 motivos para o mau hálito. Uma parcela destas causas é originada por problemas na digestão.

Os gases oriundos na digestão são desviados para a corrente sanguínea e descartados pela respiração.

O chá de boldo ajuda bastante no processo de digestão dos alimentos, prevenindo que os gases pútridos sejam exalados através da cavidade bucal.

A ingestão de alguns alimentos como o Café, Cebola, alho ou álcool, assim como o hábito de fumar, “auxiliam” a piorar o mau cheiro na boca.

Também existem medicações que apresentam como um dos efeitos colaterais reduzir a produção de saliva e ocasionar a boca seca, o que é sinônimo de mau hálito.

Outra das causas pode ser uma dieta carente em carboidratos. Estes nutrientes se encontram no macarrão, no pão, no arroz e nos legumes e uma dieta pobre em carboidratos|faz com que o corpo humano consuma as gorduras como fonte de energia.

3. Diminua a ingestão de alimentos ricos em proteínas, gorduras e alimentos ricos em enxofre
Já que estamos falando de alimentação, vale lembrar que há alimentos que contribuem para a formação do mau hálito.

Aqui lembro que a proposta não é parar de vez, mas não exagerar no consumo, como por exemplo:

• Cebola ou alho;
• Queijo;
• Cafés;
• Salames;
• Pepperoni.

4. Ficar muito tempo sem se alimentar



O corpo humano usa glicose para gerar energia, e esta vem da alimentação.

Se uma pessoa passa longos prazos sem comer nada, o organismo começa a fazer uso das proteínas corporais para produção de energia.

A degradação das proteínas do corpo humano provocam a formação de gases que serão exalados pela boca, causando o mau hálito.

Por isso que é fundamental que haja ingestão de comida (frutas, por exemplo) a cada 3 horas, a fim de evitar que o organismo utilize as proteínas do corpo para gerar energia.

5. Faça atividades físicas que diminuem a ansiedade e o stress

Poucas pessoas sabem disso, mas a ansiedade e o stress diminuem o fluxo salivar, o que pode ajudar para o aparecimento do mau hálito.

Fazer de tudo para ter uma vida mais tranquila e fazer atividades físicas auxiliarão para a redução do stress e ansiedade.

6. Ter uma higiene bucal regular e saudável contribui MUITO a prevenir e eliminar o mau hálito

Como discutimos, não se pode debater em se livrar do o mau hálito sem falar a higiene bucal.

Problemas bucais como a cárie dentária, gengivite ou saburra lingual causam a liberação dos compostos sulfurados voláteis (CSV), que causam o mau hálito.

É essencial realizar a higiene bucal pelo menos 3x ao dia ou após as refeições. Limpar os dentes através da escova de dentes e do fio dental bucal e a língua com o uso do limpador é fundamental.